Uma das grandes vantagens de uma bicicleta elétrica é a facilidade de locomoção sem fazer esforço algum, principalmente quando pensamos em subidas, morros e ladeiras.

A equipe da Woie aproveitou um lindo dia de verão e seus aquecidos 35º de temperatura para fazer alguns testes de subida com a bicicleta elétrica Woie, o calor ajudou nos testes pois se uma gota sequer de suor surgir é por que tivemos que fazer muita força nas subidas. Será que suamos? Confira a matéria e o vídeo do teste.

Com as baterias da bike totalmente carregadas, rodamos com a e-bike Woie modelo Golden por aproximadamente 4km até uma rua asfaltada e pouco movimentada, encontramos duas ruas com subidas bem comuns, uma com 7,4º de inclinação e outra subida mais pesada com 13,0º de inclinação.

A primeira subida iniciava com 0º de inclinação indo até 7,4º, subida muito comum podendo ser encontrada em qualquer trajeto que você possa fazer. Começamos a subida fazendo uso somente do acelerador da bike, deixando a encargo do motor elétrico todo o esforço para enfrentar a subida, a bike ganha aceleração e atingiu 22km/h, conforme a subida ficava mais forte a bicicleta elétrica Woie foi perdendo um pouco de velocidade e até o ponto mais alto e final do morro terminou com 15km/h, um resultado ótimo visto que não foi necessário movimentar nenhuma vez o pé de vela, todo esforço foi feito pelo motor elétrico de 350w. Numa bicicleta convencional, já é motivo para uma redução de marchas ou pedalar em pé. Não suamos!

A segunda subida era realmente um desafio, ela iniciava com 10,0º e no seu ápice atingia 13,0º de inclinação, para subir andando era bem pesado e para subir pedalando somente um atleta. Mesmo assim colocamos a bicicleta elétrica Woie no início da subida e iniciamos o desafio, era nítido que somente com o motor elétrico não subiríamos, então começamos a pedalar desde o início e junto com a força do motor elétrico a bike começou a andar e ganhar velocidade. Esse é modo de “pedal assistido”, um sensor percebe a movimentação do pé de vela e envia um sinal ao módulo de potência que por sua vez, libera a potência total do motor elétrico. Enquanto a subida se mantinha em 10,0º de inclinação, não foi necessário fazer muita força nos pedais, o motor elétrico faz boa parte da força pelo ciclista subindo tranquilamente. Não suamos!

Quando a subida atingiu 13,0º de inclinação, a velocidade caiu e foi necessário aplicar mais força aos pedais, algo em torno de 50/50, metade da força por conta do ciclista e metade da força por conta da bicicleta elétrica Woie. Subimos a metade do morro e ao olhar para baixo percebemos como ele era forte e como foi pouco o esforço para subir. Também não suamos!

Conclusão

– Subidas entre 5º e 7º de inclinação, somente o motor elétrico de 350w dá conta muito bem, somente com o acelerador é possível vencer a subida, não é necessário pedalar.

– Subidas entre 7º e 10º de inclinação, é necessário ajudar o motor elétrico pedalando, sem fazer muita força.

– Subidas acima de 10º de inclinação são realmente fortes, é necessário aplicar bastante força no pedal para vence-las, subidas assim não são muito comuns no dia a dia, porém se aparecerem você pode enfrentar sem medo e sem suar.