Sabemos que andar de bicicleta nas cidades é um desafio para os ciclistas, seja por problemas de má sinalização, grande número de carros na rua, buracos, pedestres e motoristas imprudentes. É preciso se manter sempre atento ao pedalar pela cidade. 

Listamos aqui algumas dicas para evitar situações de risco e empecilhos para você que usa a bike nas cidades:

 

Utilize roupas mais chamativas

As roupas chamativas deixam os motoristas e pedestres mais atentos, conseguindo enxergar o ciclista de longe tanto de dia como a noite.

 

Acessórios indispensáveis

A buzina ou campainha são úteis para chamar a atenção de um pedestre ou motorista distraído. O uso do capacete salva vidas e é altamente recomendado principalmente para os ciclistas das cidades. A luz traseira e frontal são essenciais para uso à noite para que o ciclista seja visto de longe por pedestres e motoristas.

 

Tenha mais atenção

Mexer no celular, segurar garrafas e outros objetos, mantém a mão ocupada e na hora de frear poderá causar problemas, perdendo o controle da bike e sofrendo uma queda, sem contar a perda de eficiência na frenagem. Outra coisa que distrai o ciclista é a utilização de fones de ouvido, que deixam a pessoa desatenta a buzinas e outros sinais dos motoristas.

 

Pedale como se estivesse dirigindo um carro

Para melhorar sua segurança nas ruas, pilote a bike como se estive dentro de um carro no trânsito, respeitando a sinalização e indicando seus movimentos. Sempre utilize seus braços como seta, sinalizando o lado que irá virar não esquecendo de observar sempre que entrar em qualquer rua. Opte sempre por pilotar sua bike em ciclovias, porém na ausência delas, utilize a sempre a faixa da direita na rua e caso necessário, ocupe a faixa. Evite ao máximo pedalar na contramão. Nas estradas, utilize sempre os acostamentos.

 

Cuidado com o caminho

Algumas vias são bastante esburacadas e mal estruturadas, por isso redobre a atenção para evitar acidentes ao passar por esses lugares. Tente conhecer os obstáculos do seu trajeto. Carros estacionados também podem ser um problema, pois a qualquer momento as portas podem ser abertas, por isso, ao passar por eles procure observar se há ocupantes dentro.

 

Evite as calçadas

Calçadas não foram feitas pensadas nos ciclistas, mas sim nos pedestres, por isso sempre que precisar passar por alguma, procure descer da bike para evitar acidentes e discussões com os pedestres.

 

Manutenção da bicicleta

Confira sempre antes de pedalar se está tudo certo com a sua bike. Sabemos que imprevistos acontecem e por isso recomendamos você a estar preparado para eles. Busque manter as revisões da sua bicicleta em dia, para evitar problemas futuros.

 

Agradeça sempre

Gentileza gera gentileza, por isso faça sinais positivos e diga "obrigado" aos motoristas e pedestres que se mostrarem civilizados e facilitarem a sua passagem.

 

 

Seja com uma bicicleta elétrica ou uma bicicleta comum, siga essas dicas para poder trafegar tranquilo e seguro pelas cidades.

Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos. E vamos juntos, mudar a realidade dos ciclistas nas cidades.

 

Restou ainda alguma dúvida? Entre em contato